A rua de lá, release

Revista Graffiti lança edição 22 e quinto álbum da
Coleção 100% Quadrinhos no Rio

A Graffiti 76% Quadrinhos volta ao Rio de Janeiro para lançamento duplo da edição 22 e do álbum do cartunista Evandro Alves, dentro da Coleção 100% Quadrinhos. Desde 1995, foram lançadas 22 edições com cerca de 200 histórias de mais de 100 autores, além de quatro álbuns.

Nesse número, a revista, dedicada à publicação, difusão e experimentação das histórias em quadrinhos, reúne desde colaboradores familiares às páginas, como Eloar Guazzelli, Guga Schultze e Powerpaola, a convidados que publicam trabalhos pela primeira vez na revista, como Rafael Campos com sua “Deus, essa gostosa”. Além de Rafael, há três estreias dentre os quadrinhos, todas no roteiro: o americano Jason Crawley, o italiano Giuseppe Bagnariol e o peruano Kurandero Romero.

As páginas de Roberto Bellini e Sara Ribeiro com Zi Rodrigues reiteram o incansável compromisso da revista com a experimentação, sempre buscando ampliar as fronteiras estéticas das publicações de quadrinhos. O pesquisador em história e antropologia e quadrinista André Toral assina o trabalho da capa.

Os números 22 e 21, esta lançada em setembro de 2011, reforçam a retomada da revista após um período de 14 meses em fase hibernal, devido sobretudo à falta de incentivo financeiro. A edição povera 21 foi feita de forma artesanal, objetivando valorizar as técnicas mais primitivas de impressão. Seu conteúdo é dedicado à origem da escrita e aos modos mais rudimentares de expressão do homem com o mundo.

O álbum “A rua de lá”, do premiado chargista mineiro Evandro Alves, traz uma emocionante ficção autobiográfica sobre as fantasias de infância do autor. Alves resgata espaço, tempo e personagens oníricos, como a cobra de “dois pezinhos”, que fantasiavam o imaginário desse menino poético que “deu de crescer”. Como diz Alves, “ensinamentos marcados no avesso da gente. Invisíveis cicatrizes nas entranhas do corpo” viajam no tempo sempre que o mesmo “quietar”.


Lançamento da Graffiti 76% Quadrinhos nº 22 e álbum “A rua de lá”, de Evandro Alves
Local: Baratos da Ribeiro, rua Barata Ribeiro 354, Copacabana (próximo do metrô da Siqueira Campos)
Data: 09 de fevereiro, a partir de 19h

Contatos:
Fabiano Barroso: 31 – 3446-0686
Rafael Mendonça: 31 – 8734-3437