15 setembro 2008

Graffiti x pichacao: the Cossi effect


O painel exposto na Bienal de Graffiti que tratava da relação entre graffiti e pichação foi tomado pelo público do evento. A imagem reproduzia uma pichação deixada por Cossi sobre un out-door da Coca Cola na Praça 7. Icónica e emblemática pelas implicações que apresenta sobre a ocupação do espaço visual urbano a reprodução virou alvo dos frequentadores, que não resistiram à tentação de deixar alí sua própria marca interagindo com a imagem...

A foto que serviu de referência para a confecção do painel foi tirada por Rafael Soares e publicada originalmente no Guia Ilustrado de Graffiti e Quadrinhos.

5 comentários:

Anônimo disse...

help me.

Anônimo disse...

well its nice to know that you have great hits here.

Anônimo disse...

thats amazing story.

Anônimo disse...

Negócio é o seguinte: O Cossi é um pichador profissa de BH, dos mais. No caso, o fato de ser no Cine Brasil é o que fez ele estar lá, cumprindo a lógica "aparecer-busca de fama-afirmação", que rege os pichadores. Nada constra, admito. A apropriação disso pelas artes plásticas também não tem nada de novo, remonta a Basquiat, pra citar um caso exemplar. Mas, até hoje, não foi pensado direito a expressão dos pichadores de uma maneira não-preconeitusosa e puramente estética. Além do social, há história própria, há linguagem específica, que (o mais bacana) está em constante transformação. Enfim, pra pensar.
Mas eu, muitas vezes, olho e fico impressionado coma capacidade de síntese e formulação estética. Como cada um faz coma sua própria assinatura, mas jogar isso na parede, no espaço público, vira outra coisa.

Unknown disse...

THE SeCs!