28 agosto 2007

Nilson, 40 anos de carreira


Talvez ele próprio não saiba, mas é isso: o cartunista Nilson Azevedo, criador das hq's Negrim e As Caravelas, e um dos mais talentosos de sua geração, acaba de completar 40 anos de profissão. Em 1967, no suplemento de humor (sim, antes isto existia) do Jornal dos Sports, ele fazia sua estréia, com uma série de cartuns pra lá de ingênuos, mas já apresentando o humor sincero e original que seria sua principal força durante as quatro décadas seguintes (será que ele imaginava?)
A seguir, reproduzo a apresentação do estreante cartunista, então com dezoito anos (me parece claro que esta apresentação foi escrita pelo Ziraldo, que era o editor do suplemento e lançou muitos outros cartunistas - como Miguel Paiva, Mayrink, Ciça..):
“Nilson Sessenta e Sete é de Minas, mais propriamente de uma cidade chamada Raul Soares, cidade essa que nem o pessoal de Raul Soares sabe mais onde fica. Nilson agora está em Belo Horizonte, que é pra lá que mineiro vai primeiro.
Ele se chama Nilson Adelino, mas a gente pensava que ele se chamava Nilson Sessenta e Sete, tal a violência e o vigor com que ele escreve 67 na frente de sua assinatura. Depois é que descobrimos que 67 era o ano do desenho do Nilson que, como se vê, é um jovem que crê na posteridade. Tanto que já vai datando pra quando ficar famoso. É que o Nilson é desses que a gente sabe que ninguém segura e aos dezoito anos se lança aqui no Cartum JS e a gente vai logo avisando pro pessoal guardar bem o nome.
E o ano. Nilson começou em 67!”

A Graffiti teve o prazer e a honra de publicar hq's de Nilson em três oportunidades. O trecho acima é de uma página da série As Caravelas, feita em 1989 e colorida pelo Piero, especialmente para a publicação.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nilson é um heroi mineiro, orgulho pra nós cartunistas. Parabens pela materia, ele merece!

Anônimo disse...

Nilson é um heroi mineiro, orgulho pra nós cartunistas. Parabens pela materia, ele merece!

zoroastro disse...

Nilson é gênio. As histórias do Negrim estão entre as melhores dos quadrinhos no mundo.

arteskellyluz disse...

Nilson é um gênio do cartoon, mas achei ridiculo o comentário de Raul Soares.........Precisa ir conhecer um dia.......

batiskidsMG disse...

Tive hoje (26\06\2012) uma aula na Casa dos quadrinhos em que o professor Erick Azevedo (sobrinho do Nilson) falou sobre o mesmo e usou justamente a imagem acima.

Tenho a honra de ser aluna do Erick.
senhorinha

Bira disse...

Eu adoro o Nilson Azevedo desde 1980 quando conheci o seu trabalho. Meu herói das charges combativas e embandeiradas. Quando crescer quero ser igualzim ele!