17 julho 2007

Um Dia no Poppycorn


O album 'Um dia uma morte' foi resenhado ontem por Afonso Rodrigues do site Poppycorn. Reproduzimos abaixo um trecho:

100%Quadrinhos

A produção cultural independente existe para desvincular o produto de um sistema de acesso pelo público repleto de represamentos – a maioria deles ditados pelo mercado – que transformam o conhecimento e usufruto de determinados artistas em um verdadeiro martírio. O Brasil já descobriu este filão alternativo e, em alguns casos, a fórmula se mostra um sucesso: pululam por aí gravadoras de discos e editoras de livros que lançam no mercado uma produção cultural que termina por dar visibilidade a alguns artistas que no “esquemão” não teriam chance alguma, além de ter como linha geral, um respeito profundo à liberdade de criação, dando visibilidade àquilo que foge do padrão comercial. É neste nicho que a idéia das produções independentes se segura, já que permite aos artistas um maior conforto para que aconteçam as rupturas e a renovação das linguagens. É neste formato que a revista Grafitti 76% Quadrinhos, publicada em BH, trabalha desde 1995 e já publicou 16 exemplares com uma interessante amostragem de histórias em quadrinhos alternativas de autoria de artistas brasileiros, juntamente com entrevistas e outros assuntos, tendo sempre um material interessante para oferecer ao público.
Uma coisa é certa no projeto do grupo que coordena apublicação: privilegia-se o criativo. Conheci esta revista quando fui ao 6º. Salão do Livro na capital mineira, e virei um fã. Hoje estou aqui para comentar (e festejar) uma nova frente aberta pelos idealizadores desta publicação: o lançamento da coleção 100%Quadrinhos, uma série de novelas gráficas, que pretende lançar pelo menos dois números anualmente, sempre trazendo HQs produzidas por artistas nacionais.
Leia mais...
http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=1593

Um comentário:

João Evangelista Rodrigues disse...

OI, meu amigo, Mellado, o João de tantas alegres e belíssimas figuras. Voltei para Belo Horizonte e gostgaria muuito de falar com vc...31 33 17 55 25/94 31 48 21. Estou mornado no mesmo lugar. Um grande abraço
João Evangelsita