06 maio 2008

Arquetipos e grafite: a suástica - 2

Quero registrar aqui mais alguns exemplos de suásticas grafitadas para reforçar o argumento de que alguns signos empregados no grafite permanecem inalterados ao longo da história. Esta constatação reforça a tese do caráter atemporal das inscrições de rua apresentada aqui e no Guia Ilustrado de Grafiti e Quadrinhos.

Nestes dois casos, a hipótese de não haver uma relação direta com o nazismo é reforçada pelo fato destas suásticas serem dextrógiras (com rotação para direita), ao contrário da versão levógira empregada na Alemanha. Curiosamente a primeira foto foi tirada em Belo Horizonte, na Av. Silviano Brandão, ao lado do outro exemplo reportado aqui, e compõe a grafía de uma letra N.

Esta terceira imagem apresenta outra anomalia: o braço que aponta para baixo é constituído por três elementos, um a mais do que o normal. O elemento acaba por conferir a impressão de um movimento inverso ao sugerido por esta espiral levógira.

Estes dois exemplos, enfim, apresentam mais duas variantes do emprego da dupla espiral no braço horizontal da letra A. A dupla espiral, como vimos, era a base do significado da suástica na antiguidade e na idade média.

Nenhum comentário: